Quinta-feira, 28 de março de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Sexta-feira, 29 de junho de 2018

A importância da vistoria do imóvel no momento da compra ou aluguel

A compra ou aluguel de qualquer imóvel requer muita atenção e cuidados especiais para evitar que o comprador, proprietário e também a imobiliária ou o Corretor de Imóveis tenham problemas na negociação. A transação de compra e venda deve ser confortável para todas as partes.

A vistoria é feita com o objetivo de saber quais são as condições em que o imóvel se encontra. No ato da inspeção, é necessário fazer anotações sobre o seu estado atual, em seguida, a imobiliária/Corretor deve criar um laudo com todas as informações. Vale lembrar que o comprador e o proprietário devem acompanhar a vistoria.

Como é realizada a vistoria de um imóvel?

Ela poderá ser realizada pelos profissionais responsáveis da imobiliária. Portanto, o mercado imobiliário tende a apontar que é melhor que essa inspeção seja realizada por profissionais do segmento, como engenheiros, arquitetos, eletricistas ou bombeiros. E também um Corretor de Imóveis, devidamente regular com o Conselho de Profissão (CRECI).

Outro fator importante é o cadastro desses profissionais no Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias. Após a conclusão da vistoria é necessário entregar o laudo em que deve conter informações sobre todas as instalações do imóvel. Lembrando que esse documento deve ser assinado por ambas partes.

A inspeção do local é de grande importância para todos que estão envolvidos no trâmite de compra e venda. Com ela, todos terão a garantia de que tanto materiais quanto acabamentos estão de acordo com o manual descritivo da construção.

Conheça 5 passos para realizar uma boa vistoria de imóveis

Antes de criar a lista para a vistoria de um imóvel, é muito importante estar sempre atento a qualquer dano, mesmo que visivelmente seja insignificante, o que parece ser inofensivo pode trazer alguns transtornos para as partes envolvidas. Confira os cinco passos para realizar a vistoria com total segurança.

1 – Acabamento

É ideal prestar atenção se a pintura é recente, se os revestimentos estão intactos e se não há rachaduras nas paredes, infiltração, rejuntes e rodapé.

2 – Torneiras, chuveiros e descargas

É importante testar as torneiras, chuveiros e descargas para se certificar de que não há nenhum vazamento ou mau funcionamento.

3 – Testar os ralos

Os ralos também devem ser testados para ver se foram feitos da forma correta e se a água corre livremente.

4 – Rede Elétrica

Nesse caso, é de suma importância averiguar se o quadro de luz mostra, na indicação, cada cômodo e se acompanha o lacre.

5 – Portas e janelas

Observar se os trincos e fechaduras funcionam corretamente, da mesma forma o procedimento deve ser feito com as chaves.

Cuidados com os pertences durante a mudança

Em momentos de mudança para outra residência, apartamento ou até para outra sala de trabalho, é preciso preocupar-se também com os pertences pessoais, como documentos e até móveis. Pode-se considerar como uma alternativa a contratação de empresas que alugam boxes, que servem como guarda-volumes.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação