Quarta-feira, 24 de abril de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Quarta-feira, 18 de agosto de 2021

Preço do aluguel de imóveis residenciais registra alta de 0,13% em julho

O índice FipeZAP do mês de julho registrou uma alta de 0,13% em julho nos preços dos aluguéis de imóveis residenciais. O aumento foi impulsionado pelas variações nos preços em capitais do Centro-Oeste, Nordeste e Sul. As cidades do Rio de Janeiro (-0,15%) e de São Paulo (-0,39%) foram as únicas capitais com variação negativa. 

 

Para o economista Eduardo Zylberstajn, coordenador do FipeZAP, a pandemia forçou o trabalho remoto e extinguiu a necessidade de se morar em cidades com custo mais caro, já que todas as atividades são virtuais.

 

“As pessoas também ficam com medo de uma crise e o aumento do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M). Vimos muita gente deixando os imóveis e indo para outras cidades, voltando para a casa dos pais. Santo André, por exemplo, teve um aumento de 12% nos últimos doze meses, São Bernardo quase 9%, Barueri, 6%. Teve esse êxodo, esse movimento em São Paulo e no Rio de Janeiro.” 

 

O levantamento trouxe um dado positivo para quem deseja comprar imóveis para obter rentabilidade com aluguel. O rental yield, razão entre o preço médio de locação e o preço médio de venda dos imóveis, fechou o mês de julho em 4,6%, mais que o dobro que a taxa real de juros do país, que está na casa dos 2%. Apesar da boa rentabilidade, Zylberstajn alerta que tudo depende da intenção do investidor.  

 

“Se a pessoa compra um imóvel, e terá que se mudar em pouco tempo, dali a uns dois anos, as transações de venda tem um custo muito alto, com cartório, reforma, mudança, corretor. Pode acabar não valendo a pena. Comprar pode ser boa alternativa, mas depende da situação.”, alerta. A situação muda para quem já investe em imóveis, uma vez que a projeção do economista é que nos próximos meses vamos ver os preços do setor subindo. 

 

“No caso de proprietário que tem imóvel, a gente sabe da pressão nos preços, que cada investidor tem seu tempo, mas no momento não precisa ter pressa para vender. Os juros, pelo cenário político, podem subir e o mercado imobiliário pode ser favorecido para venda.” 

Preço do m² para venda

 

Pela primeira vez em dez anos, o índice FipeZAP, o preço m² de venda de São Paulo passou o Rio de Janeiro. São Paulo teve uma variação de 0,42%, e o Rio subiu 0,21%, assim, o m² de venda no Rio de Janeiro fechou julho em R$ 9.565, e em São Paulo R$ 9.569. 

 

“O Rio de Janeiro teve o boom imobiliário antes das olimpíadas, antes de 2014, quando teve a época das UPPs, pré-olimpíada, teve um ano que o RJ subiu 50% os preços. Mas aí veio Lava-jato, o fim do governo Dilma, e a partir de 2014, os preços começaram a cair.”, explicou Eduardo.

Mais imagens:
Fonte: Redação, com informações da CNN Brasil - Foto: Divulgação