Segunda-feira, 18 de março de 2024
Área administrativa
Busca de imóveis
Busca detalhada Busca no mapa Imobiliária/Corretor
Cliente infoimóveis

Administre seus imóveis no site.

Área administrativa

Notícias

Confira notícias do ramo imobiliário
+ - Tamanho da fonte
Segunda-feira, 21 de maio de 2018

Silicone é usado em quase todas as etapas da construção civil

Utilizado em quase todos os produtos e etapas da cadeia de construção civil por ser resistente à água, às intempéries e a variações de temperaturas, o silicone é essencial quando se trata de reforma, reparo e proteção de casas, edifícios e materiais de construção, como vidros e telhas, devido à sua ação de selagem, fixação e impermeabilização.

Com o tempo, casas e edifícios tendem a apresentar sinais de desgaste como rachaduras e infiltrações, mas situações como essas também podem acontecer em construções recentes ou em andamento, o que torna indispensável a aplicação de produtos à base de silicone.

O material pode ser usado para selagem de fissuras, vedação de boxes em banheiros e janelas, além da proteção de tinturas e impermeabilização em infiltrações, o silicone age em diferentes funções.  Além de ajudar a aumentar a vida útil da construção, na medida em que confere melhor desempenho e durabilidade aos materiais usados nas edificações, o silicone evitando a necessidade de reformas constantes, reduzindo a geração de resíduos e os custos com a manutenção.

Confira os tipos de silicone mais utilizados na construção civil

Silicone aditivo:  empregado na formulação de tintas, funciona como ligante que reforça a estrutura molecular entre a tinta e o substrato onde é aplicada, aumentando a aderência ao local e a durabilidade da pintura. As tintas com silicone também possuem a função de antiespumante, que impede a formação de bolhas na aplicação. O silicone forma uma película que repele água, funcionando como uma peneira, que impede a entrada da água, mas permite a saída da mesma no seu estado de vapor, proporcionando um ambiente interno com menor umidade e, por consequência, mais saudável e termicamente agradável.

Adesivo estrutural de silicone: usado na criação de fachadas de vidro, tem a função de unir o aço, o alumínio composto ou o aço a perfis de alumínio. O adesivo estrutural é resistente a variação de temperaturas, tremores e outras intempéries, além disso, possui resistência física e flexibilidade, pois previne a penetração de água e absorve o estresse da estrutura.

Silicone hidrofugante :  age na prevenção do mofo em locais úmidos, prevenindo a formação de manchas escurecidas ou esverdeadas nas paredes. Evita a proliferação de bactérias e fungos nas fissuras ou rachaduras, além de não absorver água ao tratar os substratos.

Selante de silicones:  indicado para a vedação de esquadrias de portas e janelas, em juntas de dilatação de diferentes tipos de fachadas.  Os selantes podem ser encontrados em duas opções: acéticos ou neutros, que agem em diferentes lugares de aplicação. O acético é mais recomendado para materiais porosos e é indicado para aplicação em locais com infiltração de água, como calhas, ralos, sifões, telhas, box entre outros. Já o selante de silicone neutro é ideal para superfícies lisas como mármore, granito, alvenaria, vidro, borracha entre outros.

Mais imagens:
Fonte: Redação - Foto: Divulgação